SOBRETIRO DE ARCHIVOS DEL INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DE MÉXICO
PDFs: Abrir o PDF 1A PRIMEIRA CORONARIOGRAFIA DO BRASIL FOI REALIZADA POR STANS MURAD-NETTO
•STANS INICIOU SEU APRENDIZADO EM CATETERISMOS CARDIACOS E HEMODINAMICA COMO INTERNO, RESIDENTE, INVESTIGADOR POR 2 ANOS E 8 MESES NO INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA DO MEXICO, UM DOS MAIS DESTACADOS CENTROS DE CARDIOLOGIA DAQUELA ÉPOCA, COM RIVERO CARVALLO DO SINAL DA INSUFICIENCIA TRICUSPIDE, A SOBERBA ELETROCARDIOGRAFIA DE SODDI PALLRES E HENRIQUE CABRERA, EMBRIOLOGIA E ANATOMIA DAS CARDIOPATIAS CONGENITAS DE MARIA V. DE LA CRUZ , A ANGIOCARDIOGRAFIA SELETIVA DE IGNACIO CHAVEZ E OUTROS.
•EM JUNHO DE 1961 STANS SEGUIU PARA O CARDIOPULMONARY LABORATORY, DO St JOSEPH’S HOSPITAL, SY, NY, USA SERVIÇO DIRIGIDO POR GOFFREDO GENSINI, QUE ESCREVEU O CAPITULO DE ARTERIOGRAFIA CORONARIA DO MAIS IMPORTANTE LIVRO DE CARDIOLOGIA CONTEMPORANEO O BRAUNWALD’S HEART DISEASE.
•NOS EEUU STANS ALCANÇOU SEU MAIOR NIVEL DE APRENDIZADO EM CINECORONARIOGRAFIA, TREINAMENTO EM CIRURGIA EXPERIMENTAL EM CÃES E PRODUÇÃO CIENTIFICA DE SUA VIDA E PARTICIPAÇÃO DO INICIO DA ERA AUREA DO TRATAMENTO DA DOENÇA CORONARIA COM O ADVENTO DA REVASCULARIZAÇÃO MIOCARDICA. NESSA ÉPOCA STANS CRIOU A TECNICA DA PERFUSÃO MIOCARDICA RETROGRADA DE MEDICAMENTOS, SANGUE , OXIGENIO , CELULAS TRONCO ETC QUE RESULTOU EM GRANDE REPERCUSSÃO INTERNACIONAL E TRÊS TRABALHOS PREMIADOS NO BRASIL, EUROPA E EEUU.
Veja Artigo Completo AQUI