APRENDA A VISUALIZAR AS VÍDEO AULAS EM SUA TV OU PROJETOR

Requisitos Técnicos

1. Conexão de Internet 
Para que você consiga acessar as vídeos-aula, é necessário possuir uma conexão de banda larga com velocidade igual ou superior à 1mb.
Você pode testar a sua velocidade clicando aqui
Não aconselhamos utilizar internet 3g (celular), pois é muito instável para vídeos.
 
2. Versão do navegador (browser) | para acessar corretamente a plataforma dos cursos
Para acessar os cursos online corretamente, recomendamos a utilização dos navegadores (browsers) nas suas versões mais recentes. Versões recomendadas:
- Microsoft Internet Explorer - versão 9.0 ou superior: clique aqui para fazer o download.
- Firefox - versão 4.0 ou superior: clique aqui para fazer o download.
- Chrome – versão 6.0 ou superior: clique aqui para fazer o download.
 
3. Computador ou Notebook
De maneira geral os computadores e notebooks atendem as especificações necessárias para visualização das vídeos-aula pois elas rodam diretamente no navegador. Caso seu computador ou notebook apresente travamento na utilização do navegador, solicitamos que melhore o desempenho. Seguem os requisitos que recomendamos:
- Processador de 2ghz
- Memória 2gb RAM
- Placa de vídeo dedicada
- Não recomendamos netbooks
 
4. Caixas de som ou fone de ouvido | para escutar o professor nas vídeos-aula
Para ouvir o áudio das vídeos-aula é necessário que o computador possua caixas de som ou fone de ouvido.
 
5. Pop-up | para permitir seu acesso à plataforma do curso
Para acessar todas as funcionalidades dos cursos online é necessário que o bloqueador de pop-ups esteja desabilitado.
Alguns programas podem impedir que a janela do curso seja aberta. Por isso, procure sempre deixar o bloqueador de pop-ups desativado enquanto acessa o conteúdo dos cursos.
Os programas mais comuns que mal configurados podem bloquear parcialmente ou totalmente seu acesso ao curso são as barras de ferramentas: MSN, Yahoo, Google, UOL e bloqueador de pop-up do Internet Explorer.
Caso você tenha um desses programas ou softwares semelhantes, configure-os adequadamente.
 
6. Descompactador de arquivo | para visualizar os slides baixados
As vídeos-aula possuem uma funcionalidade na qual o aluno poderá baixar os slides da aula. Porém, ao baixar, os slides estão todos unidos em um só arquivo e é preciso descompactar este arquivo salvo. Você pode fazer isso com qualquer programa descompactador que esteja acostumado a utilizar (WinZip, WinRar, etc).
Caso não tenha descompactador em seu computador, clique aqui para fazer o download.
 
OBS: Para instalar qualquer um dos programas citados acima é necessário que o computador esteja conectado na internet.
 
Nossa equipe técnica estará sempre disponível para qualquer esclarecimento adicional. Entre em contato conosco pelo telefone (21) 2439-1994 ou pelo email suporte@ipgmrj.com.br, caso tenha outras dúvidas de como acessar seu curso online.
 

Como ligar seu Computador na Televisão?

Caso você tenha interesse em visualizar a vídeo-aula em uma tela maior, como a de uma TV, por exemplo, é importante que leia as orientações abaixo extraídas da coluna de Eduardo Karasinski  do site Baixaki. Gostaríamos de lembrar que esta prática não é imprescindível para visualização das vídeos-aula, se você optar, poderá continuar utilizando a tela de seu computador ou notebook.
Por: Eduardo Karasinski
Ligar a televisão em seu computador pode ter uma porção de vantagens. Bem, como nem todos costumam utilizar monitores com tamanhos maiores do que uma televisão, ver o que se passa no computador através da TV é uma excelente ideia.

Que tal ver sua vídeo aula do PC em sua televisão?
Ligar o computador na televisão é, na verdade, muito mais simples do que parece. Você só vai precisar mesmo é de alguns cabos e paciência. Ah, e é claro: que o computador tenha saída de vídeo.

Como sei se posso ligar o PC na televisão?
Você precisará conferir se o seu PC é compatível. Se você tem uma placa de vídeo (não a integrada ao chipset da placa-mãe, e sim aquela comprada à parte) provavelmente é possível ligar o PC na televisão. Caso você não tenha placa de vídeo, algumas placas integradas trazem as saídas de vídeo também — basta conferir.
Há cerca de cinco tipos de saídas do computador para vídeo: HDMI, DVI, S-VIDEO, S-VIDEO (com capacidade de Vídeo Componente) e VGA.

Qual cabo para qual televisão?
As televisões mais novas já vêm com entradas em HDMI, Vídeo Componente, VGA, S-VIDEO e a tradicional RCA (também conhecido como entrada AV). Para alguns casos é mais fácil usar uma conexão direta, sem precisar de cabos com adaptadores. Ou seja, um cabo que saia do PC como S-VIDEO e chegue à TV também como S-VIDEO, por exemplo. Entretanto, nem sempre é possível — às vezes porque a televisão não tem a entrada necessária ou porque simplesmente não existe um cabo direto.

Tudo pronto! É hora de ligar o PC na TV
Se você já conectou os respectivos cabos no PC e na televisão, então agora só falta configurar para que tudo funcione direito. Se a sua televisão for convencional (de tubo de imagem), fica um aviso muito importante: primeiramente, mude a sua resolução de vídeo para 640x480 pixels. Caso contrário, a sua TV pode sofrer danos.

No Windows Vista/7: nestes sistemas há uma grande vantagem. Ao plugar o cabo na televisão e ligar o PC, ele já inicia com um aviso perguntando qual aparência você deseja utilizar (duplicar a Área de Trabalho, mostrar partes diferentes ou mostrar somente na televisão). Basta escolher uma delas e dar Ok.
Caso a janela não apareça, você precisará clicar com o botão direito na Área de Trabalho e escolher a opção Personalizar ou Resolução de Tela (no Windows 7). Depois, clique em Configurações de Vídeo.

Você verá que o Windows lista dois monitores, com os nomes de 1 e 2. Basta clicar em qualquer um deles e então marcar a opção “Estender a Área de Trabalho” e em “Este é o monitor principal”.
No Windows XP: o processo é muito semelhante ao Windows Vista e 7. A única diferença é que, para abrir as configurações de vídeo, basta ir ao Painel de Controle > Vídeo.

Usuários de placas de vídeo da NVIDIA: junto com os drivers da placa é instalada uma aplicação chamada “Painel de controle da NVIDIA”. Você pode acessá-la através da Área de Trabalho clicando com o botão direito. Dentro deste painel, você verá uma opção chamada "Definir vários vídeos" e pode escolher o modo de vídeo nView a ser utilizado.

Conclusão

1 - Ligar o computador ou notebook de acordo com as especificações acima.
2 - Preferencialmente utilizar monitor de 21 polegadas.
3 - Preferencialmente utilizar resolução da tela de 1024x768px ou acima disso.
4 - Para assistir pela Televisão siga as instruções acima.
5 - Para usar projeção em sala de aula utilize o cabo especificado acima para televisão e conecte o computador no Data-Show.

Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro