Estrutura

O IPGMRJ está instalado em um edifício de dois andares inaugurado em Outubro de 2002  ocupando uma área de 1800 m² que atende às necessidades dos cursos.

No primeiro andar estão duas salas de aula equipadas com computadores com acesso à Internet, data show e câmeras de vídeo para gravação de todas as aulas em VHS ou DVD. Uma das salas possui 70 cadeiras com pranchetas, assentos e encostos confortáveis e equipamentos para ausculta cardíaca à distância sem fio (wireless technology) com uso de infravermelho.

Dotado com tecnologia inexistente no país, possui ainda, um auditório com 108 poltronas, importadas dos USA, cada uma delas possuindo energia elétrica, tradução para 3 línguas e conexão com a Internet. Com essa tecnologia pode-se gravar eventos em VHS, CD ou DVD.

Nele também está instalado o sistema de ausculta coletiva com wireless technology, 2 a 4 câmeras de vídeo digitais, 4 data shows, mesa de edição e equipamentos de informática para gravar as aulas e transmiti-las à distância via Internet, por streaming. Há também sala da administração e atendimento aos alunos equipadas com computadores e acesso à Internet, bem como serviços de xerox e fax e um coffee-break.

O INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA (IPGMRJ) UTILIZA TECNOLOGIA IDEALIZADA PELO ENGENHEIRO CHARLES MURAD, NÃO EXISTENTE EM NENHUMA SALA DE AULA DO BRASIL: AS AULAS PRÁTICAS SÃO REALIZADAS USANDO AUSCULTA DO PACIENTE ATRAVÉS DE HEADPHONES SEM FIO PARA CADA ALUNO. O PROFESSOR AUSCULTA O PACIENTE E OS RUÍDOS CARDÍACOS DO DOENTE E OS COMENTÁRIOS DO PROFESSOR SÃO TRANSMITIDOS POR FM AOS HEADPHONES DOS ALUNOS QUE PODEM OUVIR E GRAVAR SIMULTANEAMENTE ESTES EVENTOS


Todas as aulas teóricas são gravadas em vídeo tape, CD e DVD e arquivadas no clube do vídeo, permitindo que as mesmas possam ser assistidas novamente em cada poltrona individualmente. As gravações podem reunir a aula do professor, os ruídos cardíacos e a internet on-line em cada fita de vídeo ou DVD.

Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro