Medalha Prêmio Nobel Peter Brian Medawar: Prof. Dr. Stans Murad Netto - Rio de Janeiro,  por ACAMERJ

STANS MURAD NETTO RECEBE PELO RIO DE JANEIRO, INDICADO PELO PROFº JOSE AUGUSTO PINHEIRO, TITULAR E HONORARIO DA UFF.

Conforme amplamente divulgado, dia 08/12/16 às 19:0h ocorreu a Solenidade Comemorativa do 42º aniversário de fundação da ACAMERJ, de acordo com programação abaixo.

1. Composição da Mesa: Mestre de Cerimônia Acad. Wellington Santos;

2. Abertura da Solenidade pelo Presidente Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro;

3. Hino Nacional - Coral "Cantar é Viver" (ASPI/UFF) - Maestro Joab Ferreira;

4. Instituição da Medalha Presidencial;

5. Lançamento da Revista da ACAMERJ;

6. Outorga das Medalhas de Mérito Médico indicadas pelos Núcleos Regionais

Medalha Acad. Carlos Tortelly Rodrigues Costa: Dr. Luiz Edmundo de Andrade - Teresópolis

Medalha Prof. Mário Duarte Monteiro: Dr. Egídio Alcides B. de Azevedo-Nova Friburgo

Medalha Prof. Octávio Lemgruber: Prof. José Valente Ferreira - Nova Iguaçu

Medalha Prof. Roched Abid Seba: Prof. Gualter Larry Alves- Campos dos Goytacazes

Medalha Prof. Francisco de Almeida Pimentel: Dr. José Eduardo de Souza Martins - Itaperuna

Medalha Prêmio Nobel Peter Brian Medawar: Prof. Dr. Stans Murad Netto - Rio de Janeiro

Medalha Acad. Antônio Jorge Abunahman: Profª Beatriz Guerra Vitral- Petrópolis

Medalha Prof. Renato Luiz Nahoum Curi: Prof. Dr. José Luis Reis Rosati-Niterói

Medalha Prof. Giuseppe Mauro: Dr. José Roberto Rocha - Região dos Lagos

7. Coral "Cantar é Viver" (ASPI/UFF) - Maestro Joab Ferreira;

8. Outorgado Titulo de Acadêmico do Ano de 2016: Acadêmico Emérito José Dutra Bayão;

9. Saudações aos Homenageados e ao Acadêmico do Ano pelo Orador Oficial Acad. Omar da Rosa Santos;

10. Palavras do Acadêmico do Ano de 2016;

11. Encerramento pelo Presidente Acadêmico Titular Luiz Augusto de Freitas Pinheiro;

12. Coral "Cantar é Viver" (ASPI/UFF) - Maestro Joab Ferreira;

13. Coquetel no mesmo local do evento.

A ela compareceram, aproximadamente 200 convidados que lotaram as dependências do Salão Nobre "Aloysio Decnop" da Casa do Médico. Entre autoridades, homenageados, amigos e familiares, registramos a presença dos seguintes Acadêmicos da ACAMERJ: Luiz Augusto de Freitas Pinheiro (Presidente), Omar da Rosa Santos (Orador Oficial e Presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro), Waldenir de Bragança (Fundador e Presidente da Academia Fluminense de Letras), Alcir Vicente Visela Chácar (Conselheiro Científico e Vice-Presidente Regional Leste da FBAM), Elimar Antônio Bittar (Secretário Geral da ACAMERJ), Luiz José Martins Romêo Filho (Secretário do Conselho Científico), Ciro Denevitz de Castro Herdy (Primeiro Vice-Presidente), Honomar Ferreira de Souza (Primeiro Tesoureiro), Wellington Santos (Primeiro Secretário), Maria da Glória da Costa Carvalho (Segundo Secretário), Pedro Luiz Pinto Aleixo (Segundo Tesoureiro), Leslie de Albuquerque Aloan (Diretor de Patrimônio e Presidente da ABRAME), Vilma Duarte Câmara (Diretora de Biblioteca e Documentação), Josemar da Silveira Reis (Conselheiro Fiscal), Hélio Copelman (Conselheiro Fiscal), Mário Gáspare Giordano (Conselheiro Fiscal), Rubens Antunes da Cruz Filho (Conselheiro Fiscal), Evandro Tinoco Mesquita (Conselheiro Científico), Jacob Samuel Kierszenbaum (Diretor Presidente do Núcleo de Petrópolis), José Antonio Verbicário Carim (Diretor Presidente do Núcleo de Nova Friburgo), Hildoberto Carneiro de Oliveira (Diretor Presidente do Núcleo de Nova Iguaçu), Osvaldo Cardoso de Melo (Diretor Presidente do Núcleo de Campos dos Goytacazes), Eugênio Carlos de Almeida Tinoco (Representando o Diretor Presidente do Núcleo de Itaperuna), Anderson Wilnes Simas Pereira (Diretor Presidente do Núcleo da Região dos Lagos), Heraldo Victer (Membro da AEP), Ronaldo Victer, Paulo Roberto Magalhães Bastos, Tarcísico Rivello (Diretor do HUAP), Maurício Younes Ibrahim, Adalmir Morterá Dantas, Marco Antonio Naslausky Mibielli, Gesmar Volga Assef Haddad, José Dutra Bayão (Acadêmico do Ano).

Distinguimos ainda as seguintes autoridades: Dr. Marcelo Faria (Sub Secretário de Saúde do Município de Niterói), Acadêmico Professor Tito Abreu Fialho (Fundador da Academia Brasileira de Médicos Escritores), Dra. Ilza Boeira Fellows (Diretora do CHN e Representante do CREMERJ), Dra. Áurea Lúcia Alves Grippa de Souza (Representante da SOPERJ), Dr. Pietro Accetta (Vice-Presidente da Sociedade Pestalozzi de Niterói), Profª Aidyl de Carvalho Preis (Presidente da ASPI-UFF).

A Solenidade, que teve como Mestre de Cerimônia o Acad. Wellington Santos, foi presidida pelo Acad. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro que após o Hino Nacional cantado pelo Coral "Cantar é Viver", solicitou um minuto se silêncio em memória das vítimas do trágico acidente aéreo com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, lembrando também das famílias enlutadas.

A seguir o Presidente usou da palavra para agradecer aos colaboradores durante o ano de 2016 e apresentou um resumo das realizações da Diretoria. A íntegra do discurso encontra-se abaixo:

 

"Como Presidente, aproveito a oportunidade desta Solenidade para, em nome de meus pares da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho Científico, da Assessoria Especial da Presidência e das Secretárias da ACAMERJ, levar às Confreiras e aos Confrades, que não puderam comparecer à Assembleia Geral Ordinária de 31 de outubro passado, quando o Secretário Geral, Acadêmico Elimar Antônio Bittar, apresentou circunstanciado relatório das atividades no corrente ano, uma consolidação do mesmo:

1. Dez reuniões de Diretoria e outras tantas do Conselho Científico em datas diferentes.

2. Três Reuniões do Conselho Fiscal.

3. Uma Reunião da Assessoria Especial da Presidência.

4. Dez Reuniões entre o Secretário Geral, Acad. Elimar Antônio Bittar, o Primeiro Tesoureiro, Acad. Honomar Ferreira de Souza, e o Presidente.

5. Três cursos de Atualização Médica, organizados pelos Acadêmicos: Antônio Luiz de Araújo, Paulo Cesar Alves Carneiro e Selma Sias.

6. Quatro palestras sobre temas médico e Sócio-Culturais, proferidas por: Acadêmico Honorário Salvador Borges Neto, Acadêmico João Aylmer de Azevedo Souza e Profª. Regina Camacho.

7. Uma Mesa Mesa Redonda: com a participação do Acadêmico Mário Gáspare Giordano e do Prof. Luiz Augusto Giordano.

8. Organizamos uma Mesa Redonda por solicitação da ONG D´AVIDA em associação com a AMF referente a Transplante de Órgãos, onde participaram os Acadêmicos Jocemir Ronaldo Lugon e Gladyston Luiz Lima Souto, bem como o Presidente da Rio Transplantes.

9. Participamos de Mesa Redonda no Dia Mundial da Saúde- "Diabetes, uma Epidemia Silenciosa", organizada pelo Acad. Waldenir de Bragança, em conjunto com a AMF, onde palestraram o próprio organizador, o Acad. Honomar Ferreira de Souza, o Acadêmico Wellington Santos, o Presidente da ACAMERJ e a Nutricionista Drª Ana Lúcia R. Bragança Aylmer.

10. Na mesma data, à noite, o Presidente participou de um Fórum, coordenado pelo Presidente da AMF, Dr. Benito Petraglia, sobre a Saúde no Estado do Rio de Janeiro, onde também pontuaram o Presidente do Sindicato dos Médicos, o Presidente da SOMERJ e representante do CREMERJ.

11. Representamos a ACAMERJ, juntamente com os Confrades Waldenir de Bragança, Omar da Rosa Santos e Cláudio do Carmo Chaves, em Aracaju - Sergipe na Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Academias de Medicina- FBAM e Cerimônia de posse da Diretoria da mesma, encabeçada pelo Presidente Acadêmico José Hamilton Maciel Silva, onde também foi empossado o Vice-Presidente Regional Leste, Acadêmico Alcir Vicente Visela Chácar, ex-Presidente da ACAMERJ.

12. Na mesma ocasião, o Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro, o Acad. Waldenir de Bragança e o Acad. Omar da Rosa Santos participaram de Mesas Redondas sobre Humanismo em Medicina e as Academias, no XVI Conclave da FBAM.

13. O Presidente participou, em São Paulo, de Reunião da Associação Paulista de Fundações, Presidida pela Dra. Dora Cunha Bueno, para escolha dos agraciados com o Prêmio Pedro Kassab-2016 (PPK-2016), entre pessoas físicas e instituições.

14. Participamos, em conjunto com outros Acadêmicos, de várias Seções na Academia Nacional de Medicina e também da posse do Acad. Omar da Rosa Santos na Presidência da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e da Professora Aidyl de Carvalho Preis na Academia Fluminense de Letras.

15. Vários Acadêmicos representaram a ACAMERJ em outros eventos.

16. O Núcleo Regional da Região dos Lagos, por seu Presidente Acadêmico Anderson Wilnes Simas Pereira, organizou com a Associação Médica da Região dos Lagos e o Grupo de Estudos em Espiritualidade e Medicina Cardiovascular da SOCERJ, um Simpósio com vários temas relevantes dos quais, entre vários palestrantes, participaram o próprio Presidente no Núcleo, o Presidente da ACAMERJ e os Acadêmicos Pietro Novellino e Omar da Rosa Santos.

17. Iniciamos estudos em reuniões para adequação do Regimento ao Novo Estatuto.

18. Reformulamos totalmente o nosso site, mantendo-o sempre atualizado com notícias sobre a ACAMERJ, atuação de Acadêmicos e de entidades congêneres.

19. Revisamos e atualizamos as biografias de patronos, Acadêmicos Titulares, Eméritos, Beneméritos e Honorários, bem como o histórico da ACAMERJ.

20. Realizamos duas Sessões Solenes de Posse de três Acadêmicos Titulares: Renato Rozental, Gesmar Volga Assef Haddad e Marco Antônio Naslausky Mibielli e também passagem a Emérito do Acadêmico José Antônio Verbicário Carim e o Título de Emérito "in memoriam" ao Acadêmico Lauir Correa de Andrade.

21. Realizamos duas Assembleias Geral Extraordinárias e uma Ordinária.

22. Realizamos eleição para a escolha do Acadêmico do Ano que hoje é homenageado - José Dutra Bayão.

23. Propusemos a criação da Medalha Presidencial em reunião de Diretoria e, uma vez aprovada, trabalhamos em sua criação e hoje a implantamos.

24. Propusemos a criação da Revista da ACAMERJ em reunião de Diretoria e, uma vez aprovada, criamos o Conselho Editorial, convidamos a Acadêmica Solange Artimos de Oliveira para Editor-Chefe e hoje lançamos o primeiro número. Aqui me permito um pleito de gratidão aos que se empenharam mais diretamente na edição da Revista: Acadêmica Solange Artimos de Oliveira, incansável e exigente; aos membros do Conselho Editorial que colaboraram na revisão, Acadêmico Rubens Antunes da Cruz Filho, Maria da Glória da Costa Carvalho , o próprio Editor Chefe e eu; aos Acadêmicos Elimar Antônio Bittar e Honomar Ferreira de Souza pelas opiniões em nossas reuniões; aos componentes da L.L. Divulgação Editora Cultural Ltda, Lutero Azevedo Silva, Luiz Sérgio A. Galvão e Katia S. Monteiro, pelo empenho, compreensão e paciência; às Secretárias da ACAMERJ, Sra. Alita Baptista dos Santos e Sta. Carolina da Conceição Nascente pela eficiente e segura colaboração, bem como, também, paciência com as exigências perfeccionistas do Presidente e do Editor Chefe; um ato de gratidão aos anunciantes que deram o suporte financeiro: UNICRED, Hospital de Olhos de Niterói, Laboratório Bittar e Complexo Hospitalar de Niterói. Sem essa ajuda a empreitada não teria sido possível. Em dois eventos tivemos a colaboração da SEACOR e em dois outros das empresas MARJAN FARMA e VENOSAN as quais agradeço.

25. Realizamos várias reuniões com a Diretoria da Associação dos Professores Inativos da UFF-ASPI/UFF - Presidida pela Professora Aidyl de Carvalho Preis que culminaram com a assinatura do convênio ASPI/UFF - ACAMERJ e hoje agradeço a presença e a atuação em nossa solenidade do Coral "Cantar é Viver", na pessoa do Maestro Joab Ferreira. Muito obrigado e uma salva de Palmas.

26. Realizamos três reuniões com o Vice-Reitor da UFF, Professor Antonio Claudio Lucas Nóbrega, resultando na assinatura de ´´ACORDO DE MÚTUA COLABORAÇÃO UFF/ACAMERJ-RJ´´, que pretendemos ser de grande aproveitamento em anos futuros.

27. Temos realizado reuniões com o Presidente e Vice-Presidente da Associação Pestalozzi de Niterói, Professores José Raymundo Martins Romeo e Pietro Accetta, visando acordo na abordagem de temas afins.

28. Mantivemos intenso contato com as Co-irmãs regionais.

29. Mantivemos vários contatos com a Academia Nacional de Medicina de Buenos Aires, visando a realização do V Conclave Brasil-Argentina, naquela cidade em 2017.

30. Iniciamos contatos e conversações para a promoção do Segundo Congresso da ACAMERJ, em 2018.

31. Participamos de reuniões da Diretoria da AMF com a finalidade de estreitarmos nossas relações e promovermos ações e eventos em conjunto o que foi implementado, conforme referências anteriores.

32. Por sugestão do Acadêmico Heraldo José Victer, com aprovação da Diretoria, encaminhamos ao Gabinete do Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, dia 30/08/16, solicitação de distinguir uma nova unidade de saúde do município com o nome de nosso patrono da Cadeira de número 57, Dr. João Joaquim Carvalho Vasconcellos. Para nossa satisfação, dia 14/10/16, recebemos comunicação da Chefe de Gabinete do Prefeito confirmando o pleito. Assim, a Unidade de Médico de Família localizada na Rua Dr. Martins Torres foi nomeada "Dr. João Vasconcellos".

 

Todas estas citações não visam a glorificação.

Destinam-se a estimular às Confreiras e aos Confrades a cerrarem fileiras com a Diretoria visando mais e melhores realizações no futuro.

Finalizo tendo a grata satisfação de comunicar aos Senhores Acadêmicos que, das 14 metas apresentadas pela Diretoria a serem cumpridas no mandato de 2016-2017-2018, no corrente ano cumprimos oito, encaminhamos quatro, restando apenas duas a serem discutidas e implementadas.

Nosso lema é a palavra ACÃO e os temas, palavras com o mesmo sufixo: CONCILIAÇÃO, COMUNICAÇÃO, HUMANIZAÇÃO e ATUALIZAÇÃO.

Com as realizações da atual Diretoria, acredito que estamos trilhando estes caminhos na gestão da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

A esse respeito, nosso lema, para a programação científica e cultural de 2017 é: "O FUTURO DA HUMANIDADE E, EM ESPECIAL DA MEDICINA". Dai já retiramos vários temas que estão em gestação junto a entidades a nós vinculadas nessa empreitada para a sua organização.

Que Deus nos proteja e obrigado aos que aqui hoje comparecem."

Sucedendo, ocorreu a implantação da Medalha Presidencial que doravante será transmitida de Presidente a Presidente e o lançamento da Revista da ACAMERJ (Ano I - Nº 1). Ambas receberam calorosos elogios dos presentes.

Após a imposição das Medalhas de Mérito Médico e de Acadêmico do Ano com os respectivos Diplomas, o Acad. Omar da Rosa Santos proferiu belo discurso (abaixo), referindo-se a cada homenageado e o Acadêmico do Ano José Dutra Bayão, emocionado e feliz, agradeceu referindo-se a seu passado de médico ligado a imagem, bem como em relação à construção da Casa do Médico, onde teve posição de destaque o Acad. Waldenir de Bragança.

Durante e ao final da Solenidade, o Coral "Cantar é Viver" voltou a se apresentar e, ao terminar, o Presidente o homenageou conferindo um Diploma que foi recebido pelo Maesto Joab Ferreira.

Ainda antes de encerrar o Presidente Luiz Augusto de Freitas Pinheiro agradeceu a atuação eficiente e exemplar da Secretária Alita Baptista dos Santos, durante todo o ano e sua participação na organização da cerimônia, homenageando-a com Diploma.

Após o encerramento os presentes se confraternizaram durante coquetel e jantar.

Uma bela e emocionante noite!

Fonte: ACAMERJ

Assista ao evento

 

Fotos

Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro